Chronos do Tempo

O mundo dos relógios e jóias
Lexus CT 200h Urban Edition - "Querido, encolhi o Lexus!!!"
22/Jun/2017
Lexus CT 200h Urban Edition

É o mais pequeno dos Lexus; mantém o estilo depurado e dinâmico que caracteriza a marca; e pisca o olho às condutoras femininas que pretendam um automóvel diferente e que se distinga bem de todos os outros. Com elas ao volante é possível ouvir: "Querido, encolhi o Lexus!!!"


Marca do universo Toyota, a Lexus nasceu para o segmento "premium", claramente decidido a desafiar os melhores argumentos alemães Audi, BMW, ou Mercedes. A tarefa não era fácil e o caderno de encargos exigente. O primeiro mercado a receber os Lexus, era um palco ainda mais difícil: os Estados Unidos da América. Foi ali que a marca "top" da Toyota teve de enfrentar todos os grandes "players" do mundo automóvel. E por lá ganhou prémios de todo o tipo, sempre com especial destaque para os troféus que os consumidores lhe outorgavam, particularmente como "best choice".


Vitoriosos e de créditos firmados em terras do "Tio Sam", os Lexus atravessaram novamente o oceano e desembarcaram na Europa. Discretamente, pé ante pé, a Lexus fez o seu caminho, impondo-se pela qualidade com a plena consciência de que o preço nunca foi um argumento de venda. O lançamento do LS 400 no final da década de 80 no século passado, é apenas uma recordação de uma marca que tentava ganhar terreno no mercado europeu. Mas a experiência não foi o que esperavam os responsáveis japoneses, já que apenas no Reino Unido e na Suíça, conseguiram convencer alguns compradores a comprar um Lexus.


A atitude mudou, a gama de modelos renovou-se e tornou-se mais apelativa para o consumidor do Velho Continente. É especialmente no "virar" do século que a marca começa a ter alguma expressão na Europa, visando um consumidor que pretendia um veículo diferente dos tradicionais automóveis "premium".


Em boa verdade, a Lexus, até 2010, era uma marca muito masculina, exclusiva e "séria" e dificilmente conquistava os corações de uma mulher. Até nascer o CT200, um "hatchback" mais pequeno e de aspecto desafiante, capaz de fazer despertar os olhares e as exigências femininas.


A nova versão Urban Edition é um piscar de olhos descarado à mulher independente, conhecedora, que quer conduzir algo mais que um "logo" com rodas. Exige inovação (no capítulo ecológico), fiabilidade, economia, qualidade de construção e design. O Lexus CT 200h Urban Edition é tudo isso, embora lhe falte ainda alguns pequenos pormenores que a mulher adoro: bolsas, compartimentos, um espelho na "pála" maior, e cor. Sim, o Lexus CT 200h Urban Edition ainda é muito conservador no seu interior (bem construído, como seria de esperar) e o design em alguns pormenores (como o painel onde habita o GPS, rádio e afins). Uma mulher jovem reclama com a falta de cor e "embirra" com pormenores de estilo de alguns comandos. Não quer saber que o seu Lexus tem agora um leque grande de equipamento, que inclui jantes de liga leve de 17 polegadas, faróis de nevoeiro, vidros escurecidos, sensor de luz e chuva, espelho retrovisor electro-cromático, câmara traseira e sistema de navegação. Esta nova versão do Lexus CT 200h Urban Edition está disponível por pouco mais de 33 mil euros, sabendo-se que o CT 200h Urban Edition é um ‘Full Hybrid’, emite apenas 82 g/km, pois pode recorrer ao modo EV (totalmente elétrico) até ao 50 Km/h. A motorização híbrida surge associada à transmissão automática CVT.   


Será que a condutora nacional sabe que o CT 200h tem um desempenho suave e as emissões de CO2 de apenas 82 g/km resultantes de acção entre o eficiente motor a gasolina de 1,8 litros, e o motor elétrico de elevado rendimento, a bateria compacta, a transmissão híbrida linear e uma unidade de controlo de potência. Especialmente na cidade o motor eléctrico dá vida ao CT 200h até aos 45 km/h, com a energia fornecida pela bateria híbrida. Nestas condições o silêncio impera e não só não gasta combustível como "produz" zero emissões. Da pressão do acelerador, podem sentir-se os  82 CV do motor elétrico, que complementa o motor a gasolina de 1,8 litros.            


Sabemos que "Elas" não se preocupam com os "cavalos", ou "binários"; querem um automóvel fiável e que não lhes dê qualquer problema, deslocando-as de forma económica, confortável e com estilo. Quando se agarram ao volante de um CT 200h Urban Edition, ouve-se de imadiato: "Querido, encolhi o Lexus!!!"


O novo Lexus CT 200h Urban Edition
O novo Lexus CT 200h Urban Edition
O novo Lexus CT 200h Urban Edition
O novo Lexus CT 200h Urban Edition
O novo Lexus CT 200h Urban Edition
O novo Porsche Panamera Turbo

A Porsche renovou o Panamera e, mais do que nunca, assume duas características contrastantes: as performances de um... Ler mais

Novo Mercedes AMG GTR

585 cavalos de potência e inspiração na competição, traduziram-se no novo Mercedes AMG GTR, um super-carro... Ler mais

Novo Seat Ateca

O primeiro SUV (Sport Utility Vehicle) da Seat já tem nome e forma e chama-se Ateca; um modelo que se destaca pela... Ler mais

Novo DS3 Perfomance

208 CV é o número proposto pelo novo DS 3 Performance graças a um bloco de 1.6 litros THP, números de um verdadeiro... Ler mais

Novo Audi A5 Coupé

Um longo capot do motor, uma distância entre eixos maior e a curta distância entre o centro dos eixos e as... Ler mais

Porsche Cayenne Platinum Edition

A partir de Junho a Porsche disponibiliza uma nova versão no nosso mercado e em edição limitada: o Cayenne Platinum... Ler mais

O presente do Baselworld com o futuro em definição

Na Suíça, o céu nublado e o clima frio não são uma novidade para quem se desloca a este país nos três primeiros meses de qualquer ano.

Novos Astron da Seiko: tecnologia "movida" pelo Sol

A Seiko acaba de lançar três novos modelos no mercado nacional. A bem sucedida gama Astron está mais rica com estes lançamentos. Vejamos: Menos é... Ler mais

Lexus CT 200h Urban Edition

É o mais pequeno dos Lexus; mantém o estilo depurado e dinâmico que caracteriza a marca; e pisca o olho às condutoras femininas que pretendam um... Ler mais

Casio Edifice e smartphones  - hora certa em todo o mundo

Ter o seu relógio certo em mais de 300 cidades do Mundo, já é possível graças ao novo relógio apresentado pela Edifice.