Chronos do Tempo

O mundo dos relógios e jóias
Novos Audi A5 e S5 Coupé, as estrelas do próximo Outono
21/Jun/2016
Novo Audi A5 Coupé

Um longo capot do motor, uma distância entre eixos maior e a curta distância entre o centro dos eixos e as respectivas extremidades da carroçaria marcam o novo A5 Coupé e S5; as estrelas do próximo Outono. A Audi revolucionou este segmento de mercado com o lançamento da gama A5, em 2007, nove anos mais tarde, a marca lança a segunda geração com um novo visual e alta tecnologia em todos os parâmetros.


O novo Audi A5 Coupé é proposto na fase de lançamento com cinco motores: dois TFSI e três blocos TDI. A potência aumentou consideravelmente, estando agora compreendida entre os 190 CV (140 kW) e 286 CV (210 kW). Em comparação com o modelo anterior, oferecem um desempenho até 17 por cento superior, enquanto o consumo de combustível foi reduzido até 22 por cento. Todos os motores combinam alta eficiência com elevada potência e prazer desportivo de condução, em especial os dois blocos de seis cilindros 3.0 TDI.


Com o recém-desenvolvido motor 3.0 TFSI, o Audi S5 Coupé elevou ainda mais a fasquia do seu estatuto. A elevada eficiência deste motor V6 turbo, aumenta ainda mais o desempenho e prestação de um puro desportivo. Com uma cilindrada de 2.995 cm3, o motor de seis cilindros debita uma potência de 354 CV (260 kW) – mais 21 CV (15 kW) do que o motor do modelo anterior.


O novo Audi A5 Coupé tem ainda uma solução de transmissão à medida para cada um dos seus motores. A caixa manual de seis ou a caixa de dupla embraiagem S tronic de sete velocidades são propostas com os motores de quatro cilindros e com o bloco 3.0 TDI de 218 CV (160 kW) com tracção dianteira ou às quatro rodas. O sistema tiptronic de oito velocidades é reservado para o bloco diesel de topo de gama com 286 CV (210 kW) e o motor do S5. Estes motores são sempre acompanhados pelo sistema de tração Quattro. A Audi também oferece, em opção, o diferencial traseiro desportivo para uma condução ainda mais precisa e dinâmica.


A nova tecnologia ultra do sistema quattro também está disponível pela primeira vez. Neste momento pode ser combinada com os motores de quatro cilindros TFSI e TDI com caixa de velocidades manual.


O novo chassis é um dos pontos fortes do Audi A5 Coupé. A Audi oferece uma suspensão com controlo de amortecimento, como uma opção. Está integrada no sistema dinâmico de condução (Audi drive select), que permite ao condutor modificar as características base em diferentes modos.


A direcção assistida eletromecânica é também um novo desenvolvimento da Audi. Adapta-se de acordo com a velocidade do veículo e fornece um preciso “feedback” à estrada. Opcionalmente, está disponível a direcção dinâmica, que varia a sua desmultiplicação de transmissão, em dependência da velocidade e do ângulo da direcção.


No interior, os benefícios aumentam com o incremento das dimensões e maior distância entre eixos. O espaço para o condutor e passageiros é mais generoso. A arquitectura horizontal do painel de instrumentos e a faixa contínua dos difusores de ar cria uma grande sensação de espaço.


Como é típico na Audi, o interior apresenta uma qualidade de construção intransigentemente elevada. Materiais de alta qualidade numa ampla gama de cores deixam antever um ambiente particularmente agradável e sublinha o caráter premium do modelo. A iluminação ambiente (opcional) destaca uma escolha de 30 tons reguláveis para o interior. O novo A5 Coupé também redefine o valor de referência da categoria em termos aero acústicos. O conforto acústico é quase equivalente ao de um modelo da classe de luxo.


A bagageira oferece um volume de 465 litros, mais 10 litros do que no modelo anterior. O banco traseiro é repartido na proporção 40:20:40 e pode ser facilmente dobrado para a frente usando alavancas no compartimento de bagagem. A Audi também oferece o coupé de duas portas com controlo por movimento (opcional) para abrir a tampa do compartimento de bagagem através de um movimento do pé. O engate de reboque, opcional, é libertado electricamente, bastando pressionar um botão.


O A5 Coupé está agora disponível pela primeira vez com o opcional Audi virtual cockpit, com um ecrã TFT de 12,3 polegadas e uma resolução de 1.440 x 540 pixels. Juntamente com o sistema de navegação MMI plus, incluindo um monitor de 8,3 polegadas na consola central, que constitui a unidade de informação central.


Em sistemas de informação e de entretenimento, o novo Audi A5 Coupé estabelece novamente novos padrões. Os opcionais sistemas MMI de navegação e MMI de navegação plus com MMI touch em conjunto com o Audi connect permitem muitas funções online para o veículo. Incluem, por exemplo, a navegação com o Google Earth e informações de tráfego do Google Street View em tempo real, bem como informações práticas sobre estacionamento, destinos, notícias ou o tempo. A informação é transmitida por meio do super-rápido sistema LTE. Independentemente dos serviços integrados do Audi connect, o sistema também permite a ligação individual à internet através do Wi-Fi hotspot. Novidade importante em termos de segurança: Assistente de saída de estacionamento, Assistente anti-colisão s e Assistente de viragem. Uma câmara reconhece os sinais de trânsito.


O novo Audi A5 Coupé é lançado no Outono de 2016, e deverá chegar ao nosso país no final do ano.


Finalmente, o Audi S5 Coupé acelera dos -100 km/h em 4,7 segundos. O novo Audi S5 Coupé combina elegância com o desempenho de um genuíno desportivo. O seu recém-desenvolvido motor turbo V6 debita uma potência de 354 CV (260 kW) e consome apenas 7,3 l/100 km. O design exterior S e os detalhes específicos S no interior sublinham o carácter dinâmico do Audi coupé desportivo de duas portas.


Novo Audi A5 Coupé
Novo Audi A5 Coupé
Novo Audi A5 Coupé
Novo Audi A5 Coupé
Novo Audi S5 Coupé
Novo Audi S5 Coupé
Novo Audi S5 Coupé
Novo Audi S5 Coupé
Novo Audi S5 Coupé
Ao volante - Mercedes GLC 250D 4Matic Coupé

Se o título o provocou, saiba que estamos a falar de um outro "ponto G", ou seja, referimo-nos ao novo Mercedes GLC... Ler mais

A terceira geração do Lexus IS300h

Foi o primeiro modelo Lexus desenvolvido a pensar nos consumidores europeus e, em Portugal,  é apenas comercializado... Ler mais

Novo Mazda CX5 chega a Portugal

A Mazda apresentou o novo Mazda CX-5, modelo completamente redesenhado do seu actual best-seller a nível europeu.

Pebble Beach "apresenta"  Vision Mercedes-Maybach 6 Cabriolet

No evento deste ano que reúne os mais fantásticos automóveis clássicos do mundo, decorrido em Pebble Beach,... Ler mais

Lexus CT 200h Urban Edition

É o mais pequeno dos Lexus; mantém o estilo depurado e dinâmico que caracteriza a marca; e pisca o olho às... Ler mais

O novo Porsche Panamera Turbo

A Porsche renovou o Panamera e, mais do que nunca, assume duas características contrastantes: as performances de um... Ler mais

mSign é assinatura digital na Samsung

A Multicert desenvolveu para a Samsung disponibilizar nos seus Galaxy S8, S8+ e Note 8, uma nova forma de assinar legalmente os seus documentos;... Ler mais

A Casio e os 35 anos do G-Shock

É só em Abril do próximo ano, mas a Casio já está a pensar na comemoração dos 35 anos de existência de um dos seus modelos mais populares: o G-... Ler mais

Esquadra 501 com edição especial Fortis

Chama-se “Aviatis Aeromaster Professional Esq.

Kit de Natal do Rock In Rio 2018 com Bruno Mars

O Rock In Rio 2018 vai contar com Bruno Mars para fechar o programa do dia 24 de Junho, e o bilhete para este espetáculo está incluído no Kit de... Ler mais