Chronos do Tempo

O mundo dos relógios e jóias
Pebble Beach "apresenta" Vision Mercedes-Maybach 6 Cabriolet
23/Ago/2017
Pebble Beach "apresenta"  Vision Mercedes-Maybach 6 Cabriolet

No evento deste ano que reúne os mais fantásticos automóveis clássicos do mundo, decorrido em Pebble Beach, Califórnia, a Mercedes-Benz apresentou, uma vez mais, um veículo de destaque: o Vision Mercedes-Maybach 6 Cabriolet.


Este modelo de dois lugares presta ainda um tributo à "alta-costura automóvel" de modelos cabriolet exclusivos fabricados à mão. Este cabriolet de charme é uma reinterpretação dos princípios de design clássicos, mas com um carácter extravagante – combina beleza, proporções estéticas e uma aparência tecnológica e avançada. O Vision Mercedes-Maybach 6 Cabriolet foi concebido como veículo eléctrico. A sua motorização apresenta uma potência de 550 kW (750 CV). O conjunto de baterias oferece uma autonomia de 500 quilómetros, de acordo com os métodos NEDC.


Elementos estruturais fortes


Com quase seis metros de comprimento, o Vision Mercedes-Maybach 6 Cabriolet possui as proporções clássicas de um design "art deco", com o seu capot extremamente longo e linhas fluídas. A carroçaria curvada tem um design desportivo e característico. As linhas laterais definem a parte superior da carroçaria, desde a grelha do radiador ao longo de todo o comprimento, até à traseira do veículo.


O contraste entre a pintura azul-escura metalizada nautic e os destaques cromados aumentam a relação de fascínio entre as áreas, claramente definidas nos elementos decorativos cromados da parte superior dos guarda-lamas, bem como na tampa da bagageira, onde também estão incorporadas as luzes verticais de stop. Esta disposição beneficia a interpretação da grelha de radiador Mercedes-Maybach, a qual acentua a frente do veículo, e assenta em dois suportes de formato aerodinâmico localizados no pára-choques.


As jantes de 24 polegadas têm fixação central, a qual está pintada em tons de rosa-dourado e reflete a mesma tonalidade em todos os estudos de veículos elétricos da Mercedes-Benz. O formato alongado e redondo tipo "popa de barco" da traseira do Vision Mercedes-Maybach 6 Cabriolet faz lembrar um iate de luxo. Os faróis traseiros estreitos destacam ainda a largura do veículo e estão integrados nos bordos exteriores. Outras características a serem destacadas na parte traseira incluem um difusor com estrutura de alumínio e saídas de ar atrás das cavas das rodas.


A transição entre a traseira do veículo, a zona da bagageira e o habitáculo tem um design muito fluido. A pele nappa branco cristal de elevada qualidade cria um contraste entusiasmante com o acabamento escuro da pintura. A capota de fabrico personalizado em tecido está também perfeitamente coordenada com o aspeto do veículo.


 


Interior: um "salão" de luxo aberto a 360°


Com o interior luxuoso do Vision Mercedes-Maybach 6 Cabriolet, a Mercedes-Benz demonstra uma nova síntese de inteligência e de emoção. Os designers combinaram a tradição única da marca com uma experiência de elevada tecnologia até aqui desconhecida.


Este conceito de design reúne o interior e o exterior numa única abordagem completa, total e integrada. O fluxo das áreas traseiras para dentro do habitáculo oferece uma nítida sensação de iate de luxo. As laterais fluem de forma curva e suave ao longo dos frisos das portas e do túnel central, até aos bancos, criando um espaço aberto de luxo a toda a volta.


O novo design confere ao veículo uma caratecrística especial. A superfície dos bancos forma um plano horizontal, com transições para o plano vertical das portas, convertendo-se, finalmente, na parte inferior das laterais do tablier. A juntar aos contornos fluídos, a composição dos materiais produz uma experiência luxuosa da mais elevada ordem. Também aqui a interligação dos contrastes é elegante e de bom gosto.


A utilização de cores e materiais autênticos, característicos da marca, como elementos decorativos ou nas superfícies que estão em contacto com a pele, proporciona um acabamento suave e requintado. Nesta técnica de luxo, a pele é disposta num padrão tipo diamante e fixa à estrutura através de botões. No caso do Vision Mercedes-Maybach 6 Cabriolet, esta forma tradicional de estofar os bancos oferece uma interpretação futurista: cada botão individual do almofadado exibe uma estrela Mercedes, delicada e retroiluminada a azul. O piso em madeira de poros abertos com inserções em alumínio destaca a sensação de espaço e a ligação ao mundo dos iates de luxo.


O painel de instrumentos liga visivelmente as portas e o tablier à parte traseira do habitáculo. Todos os elementos do painel estão integrados num único componente contínuo e envidraçado. Servindo de contraste, os mostradores redondos do painel de instrumentos têm um aspeto clássico e estão em posição de destaque. A utilização de elementos "híper-analógicos" permitiu aos designers responderem às necessidades dos clientes, oferecendo uma experiência analógica e de luxo no meio deste mundo crescente de aparelhos e instrumentos digitais. Num aspecto clássico e com origem na aviação, podemos encontrar três saídas de ar posicionadas atrás das laterais que lembram as asas e os motores de uma aeronave.


Outro dos pontos de destaque é o túnel central transparente, que mostra toda a linha de transmissão do sistema eléctrico aos passageiros, sob a forma de fibra óptica de cor azul.


As principais funções da motorização, bem como informações referentes à localização do veículo (por. ex., restaurantes recomendados ou outros pontos de interesse) são apresentadas em modo widescreen através de dois ecrãs head-up.


Experiência de utilização: comunicação intuitiva


O Vision Mercedes-Maybach 6 Cabriolet foi concebido para antecipar as necessidades dos seus passageiros e oferecer informações e soluções em tempo real. A experiência de utilização também combina o luxo com o factor inteligência. Adicionalmente ao painel de controlo tátil e ao sistema de navegação inteligente com ligação aos eventos do calendário, podemos encontrar outro exemplo desta magnífica experiência no serviço Concierge, que permite usar esta funcionalidade como se falássemos para um mordomo, isto é, de forma livre e descontraída, sem usar comandos de voz pré-definidos. Isto permite ao condutor concentrar-se no que realmente importa, a condução. Também o estado de saúde e de disposição dos ocupantes é analisado e registado pela mais recente geração de sensores biométricos.


Motorização eléctrica com 550 kW (750 CV)


O Vision Mercedes-Maybach 6 foi concebido como um veículo elétrico. Graças aos quatro motores eléctricos simultâneos, compactos e de ímanes permanentes, este modelo possui tracção integral às quatro rodas. O conjunto de baterias é plano e está colocado por baixo do piso. Com esta motorização de 550 kW (750 CV), obtêm-se as caraterísticas típicas de um automóvel desportivo - acelerações dos 0 aos 100 km/h abaixo dos quatro segundos, velocidade máxima controlada electronicamente de 250 km/h, e autonomia superior a 500 quilómetros.


A funcionalidade de carga rápida também é evoluída: resultante do método de carga por CC com base na norma CCS, este sistema oferece uma capacidade de carga de até 350 kW. Em apenas cinco minutos de carga obtém-se uma autonomia adicional de cerca de 100 quilómetros.


Graças às suas dimensões generosas, o Vision Mercedes-Maybach 6 Cabriolet (comprimento/largura/altura: 5.700/2.100/1.340 mm) dá continuidade à série de protótipos de design visionário e futurista da Mercedes-Benz. Até agora, este lote inclui o Vision EnerG Force (Los Angeles, Novembro de 2012), o MG Vision Gran Turismo (Sunnyvale, 2013), o Vision Tokyo (Tóquio, 2015) e o Vision Mercedes-Maybach 6 Coupé (Pebble Beach, 2016). Graças à natureza global da funcionalidade de Design Mercedes-Benz, estes veículos conceptuais são inspirados nas tendências de design, cultura e mobilidade locais, transformando estes aspectos em pontos focais do respectivo conceito de mobilidade. Simultaneamente, estes protótipos são uma visão muito real sobre a mobilidade do futuro próximo.


Mercedes-Maybach


Os modelos Mercedes-Maybach representam o máximo em exclusividade. O público-alvo destes modelos inclui clientes que dão valor ao luxo, ao requinte nos acabamentos perfeitos e aos detalhes excecionais. Os veículos mais recentes incluem modelos lançados em julho de 2017, nomeadamente o Mercedes-Maybach S 560 4MATIC, (consumos combinados: 9,3 l/100 km; emissões de CO2 combinadas: 209 g/km) e o S 650 (consumos combinados: 12,7 l/100 km; emissões de CO2 combinadas: 289 g/km), que misturam na perfeição a beleza e a tecnologia do Mercedes-Benz Classe S com a exclusividade da Maybach.


Com edição limitada a 300 exemplares, o Mercedes-Maybach Classe S Cabriolet (consumos combinados: 12,0 l/100 km, emissões de CO2 combinadas: 272 g/km) é o primeiro top Maybach descapotável das últimas décadas, numa homenagem ao requinte dos automóveis cabriolet.


Pebble Beach "apresenta"  Vision Mercedes-Maybach 6 Cabriolet
Pebble Beach "apresenta"  Vision Mercedes-Maybach 6 Cabriolet
Pebble Beach "apresenta"  Vision Mercedes-Maybach 6 Cabriolet
Pebble Beach "apresenta"  Vision Mercedes-Maybach 6 Cabriolet
Pebble Beach "apresenta"  Vision Mercedes-Maybach 6 Cabriolet
Ao volante - Mercedes GLC 250D 4Matic Coupé

Se o título o provocou, saiba que estamos a falar de um outro "ponto G", ou seja, referimo-nos ao novo Mercedes GLC... Ler mais

A terceira geração do Lexus IS300h

Foi o primeiro modelo Lexus desenvolvido a pensar nos consumidores europeus e, em Portugal,  é apenas comercializado... Ler mais

Novo Mazda CX5 chega a Portugal

A Mazda apresentou o novo Mazda CX-5, modelo completamente redesenhado do seu actual best-seller a nível europeu.

Lexus CT 200h Urban Edition

É o mais pequeno dos Lexus; mantém o estilo depurado e dinâmico que caracteriza a marca; e pisca o olho às... Ler mais

O novo Porsche Panamera Turbo

A Porsche renovou o Panamera e, mais do que nunca, assume duas características contrastantes: as performances de um... Ler mais

Novo Mercedes AMG GTR

585 cavalos de potência e inspiração na competição, traduziram-se no novo Mercedes AMG GTR, um super-carro... Ler mais

mSign é assinatura digital na Samsung

A Multicert desenvolveu para a Samsung disponibilizar nos seus Galaxy S8, S8+ e Note 8, uma nova forma de assinar legalmente os seus documentos;... Ler mais

A Casio e os 35 anos do G-Shock

É só em Abril do próximo ano, mas a Casio já está a pensar na comemoração dos 35 anos de existência de um dos seus modelos mais populares: o G-... Ler mais

Esquadra 501 com edição especial Fortis

Chama-se “Aviatis Aeromaster Professional Esq.

Kit de Natal do Rock In Rio 2018 com Bruno Mars

O Rock In Rio 2018 vai contar com Bruno Mars para fechar o programa do dia 24 de Junho, e o bilhete para este espetáculo está incluído no Kit de... Ler mais