Chronos do Tempo

O mundo dos relógios e jóias
As novidades Casio e o planeta Terra
12/Maio/2016
O Edifice EQB-600D da Casio

A Casio apresentou hoje quatro novos relógios onde impera a tecnologia, a qualidade de construção e a excelente relação preço/qualidade/funções. O EQB-600D da Edifice (uma marca do grupo) foi a estrela, ou não fosse o mais recente elemento de uma série relógios de elevado desempenho, que combinam um estilo dinâmico com tecnologia de ponta. O EQB-600D liga-se a um smartphone e exibe um novo mostrador de detalhe multidimensional com o planeta Terra. Esta característica constitui o próximo passo na evolução do horário mundial recorrendo a uma apresentação inovadora.  Mas as novidades lançadas no mercado nacional não se ficaram por aqui.


Evidenciando uma vitalidade digna de registo, a Casio Portugal disponibiliza no mercado nacional (e enquanto não chega o seu verdadeiro smartwatch  - o Casio Smart Outdoor Watch, que chegará ao nosso país no próximo mês de Outubro) alguns dos mais recentes modelos apresentados no último Baselworld, o mais importante salão relojoeiro do Mundo.


A par com o Edifice EQB-600D, a Casio aproveitou a ocasião para iniciar a comercialização em Portugal do novo elemento da linha de relógios resistentes ao choque, G-SHOCK, o novo G-SHOCK GWG-1000, mais conhecido por "Mud Master" (Mestre da Lama), construído para resistir à lama e às vibrações e para ser utilizado em ambientes terrestres severos.


Além de ser resistente ao choque, o relógio foi construído para resistir à lama e está preparado para funcionar no meio de lama e escombros. Os botões estão protegidos contra a infiltração de lama, de modo a assegurar que as funções essenciais se mantêm sempre em funcionamento. O relógio é resistente às vibrações, para suportar a oscilação resultante da condução por vias em mau estado ou outras atividades pesadas. Estas funcionalidades conferem ao relógio a resistência com que o utilizador pode contar em várias situações desafiantes.


O design deste novo G-Shock caracteriza-se por ponteiros das horas e dos minutos de grandes dimensões, tal como a numeração, e um botão frontal que exprime a dureza destes relógios e ao mesmo tempo permite uma leitura prática e facilidade de utilização.


O terceiro relógio agora chegado ao nosso mercado é o Gulfmaster GWN-1000, um modelo conceptual oceânico, que dispõe de funcionalidades úteis para actividades no oceano - um sensor de pressão atmosférica que pode ajudar a prever alterações climatéricas, uma bússola para verificar a direcção até ao destino e um gráfico de marés que indica o nível da maré.


Além da indicação digital dos valores actuais de pressão atmosférica, o segundo ponteiro indica também alterações de pressão em comparação com os valores medidos anteriormente. O ponteiro aponta para um número gravado na cobertura, enquanto o ângulo do ponteiro indica a magnitude da alteração de pressão. Um aumento ou redução brusca de pressão é indicado por uma seta no mostrador acoplado, acompanhado de um sinal de alarme. Como resultado, o utilizador obterá uma indicação numérica precisa da alteração da pressão atmosférica, juntamente com uma apresentação mais visual do ângulo do ponteiro. Isto permite ao utilizador agir sempre que se verifiquem alterações das condições climatéricas.


O relógio indica a direcção da bússola, com o segundo ponteiro apontando para o norte e o ângulo indicado no LCD. O utilizador pode recorrer a estas funções para decidir a direcção a tomar até um destino em alto mar. Além disso, o relógio vem equipado com um gráfico de marés para localizações predefinidas de modo a que o utilizador possa antecipar as condições da superfície do mar no ancoradouro, etc. O relógio dispõe de muitas outras funcionalidades úteis para atividades no oceano, tais como resistência à água até 200 metros e duas luzes LED independentes que iluminam o mostrador e o LCD.


O lançamento de um novo relógio para mergulhadores (o Frogman GWF-D1000), foi outra das vedetas do evento da Casio. O GWF-D1000 está equipado com sensores triplos e foi concebido para resistir às mais difíceis missões subaquáticas.


O relógio para mergulhadores Frogman, é resistente ao choque, apresenta uma resistência à água a 200 metros, com certificação ISO, e uma forma assimétrica exclusiva que não restringe o movimento do pulso. Desde o lançamento do primeiro relógio FROGMAN DW-6300 em 1993, a Casio lançou o DW-8200 (1995) com materiais em titânio resistentes à corrosão, o DW-9900 (1999) de formato mais pequeno, o GW-200 (2001) a energia solar e o GWF-1000 (2009) que recebe sinais de calibração da hora via rádio, a partir de seis estações de transmissão global. Os relógios continuaram a evoluir incorporando as mais recentes tecnologias disponíveis.


O novo GWF-D1000 representa mais um grande passo na evolução dos relógios Frogman, com três sensores de precisão para a medição da profundidade da água, da temperatura e do sentido da bússola, sendo concebido para utilização nos ambientes mais inóspitos, incluindo resgastes marítimos. O GWF-D1000 marca também uma estreia na série, com uma função de profundidade da água que regista a profundidade até aos 80 metros, em incrementos de 10 centímetros.


A função de temperatura mede a temperatura da água em subidas de 0,1 graus Celsius e a função da bússola, que inclui a compensação horizontal automática, mede o rumo em incrementos de um grau, mesmo quando inclinada. Estes sensores fornecem dados de medições em tempo real, para prestar apoio às actividades subaquáticas de busca e resgate. O relógio é fornecido com uma série de funcionalidades de nível profissional, incluindo um gráfico de marés, e uma função de registos de memória para registar as actividades de mergulho (duração do mergulho, profundidade máxima e temperatura mais baixa da água), complementada por um alarme de velocidade de subida excessiva.


O relógio apresenta botões de grandes dimensões fáceis de operar, mesmo usando luvas. E a parte de trás da caixa dispõe de um revestimento em carbono-diamante (DLC) e apresenta a gravura do ícone Feogman ilustrando um sapo de resgate estilizado a mergulhar em marés obscuros, com a mão iluminada.         


De regresso ao planeta terra, ou melhor, ao novo Edifice EQB-600D, o relógio que usa o conceito de "Global Time Sync", ou sincronização do tempo global, dispõe de um 3D Globe Dial - um mostrador de detalhe multidimensional em forma de cúpula com a imagem do planeta Terra e que apresenta as horas mundiais de modo inovador e esteticamente atraente. Um acabamento obtido através de um processo de deposição polarizada faz com que a cor mude em diferentes ângulos de visualização, realçando ainda mais o requinte do relógio.


O 3D Globe Dial funciona em conjunto com as horas mundiais apresentadas no mostrador de detalhe na posição das 8 horas e roda gradualmente a cada 24 horas, tal como a Terra. O ponteiro curvo do mostrador de detalhe indica o fuso horário da cidade da hora mundial. Quando o ponteiro do mostrador de detalhe se encontra na metade superior do 3D Globe Dial, indica que estamos no horário nocturno (entre as 6 da tarde e as 6 da manhã) no respectivo fuso horário, e quando se encontra na metade inferior indica que estamos no horário diurno (entre as 6 da manhã e as 6 da tarde) nesse mesmo fuso. Isto proporciona uma indicação visual do horário diurno e nocturno, além da indicação da hora.


 De facto, a Casio desenvolveu um Sistema de Tempo Preciso que amplia ainda mais as funcionalidades de definição da hora quando ligado a um smartphone. Este sistema está incorporado na aplicação para smartphone CASIO Watch+, a qual faz a ligação ao EQB-600D. O sistema estabelece a ligação a servidores horários na Internet que fornecem dados sobre as horas e faz a correspondência entre esses dados e uma base de dados de mapas especializada, para obter horas exactas extraindo dados do fuso horário na localização actual e dados referentes ao horário de Verão. O Edifice EQB-600D indica a hora exata com funcionalidades inovadoras, evocativas do fluxo contínuo do tempo em todo o Mundo.


Enquanto se espera pelo Casio Smart Outdoor Watch, há muitas e tentadoras novidades nesta marca com uma presença cada vez mais notória no nosso país. 


O Edifice EQB-600D da Casio
O Edifice EQB-600D da Casio
Casio Frogman GWF D1000
Casio GWG 1000
Casio GWG 1000
Casio GWN 1000B
Casio GWN 1000B
Casio MTG G1000D
Casio MTG G1000D
Casio Edifice e smartphones  - hora certa em todo o mundo

Ter o seu relógio certo em mais de 300 cidades do Mundo, já é possível graças ao novo relógio apresentado pela... Ler mais

Ao contrário da crença geral, as mulheres gostam de gadgets! E, nada melhor que uma mulher para testar um destes... Ler mais

Zeppelin “voa” para Portugal

Através da Sociedade de Relojojaria Independente, a Zeppelin, marca alemã produzida pela Pointtec (grupo que detém... Ler mais

O Seiko Astron GPS Solar de Novac Djokovic

Ao longo dos últimos 12 meses, Novak Djokovic jogou em 20 torneios, em 20 cidades, em 12 países.

Seiko apresenta edição especial Novak Djokovic

A Seiko, patrocinadora de Djokovic, um dos seus mais consagrados nomes no mundo do ténis, a pensar no Natal que se... Ler mais

IKI Mobile KW 4

A IKI Mobile é a nova marca portuguesa de telemóveis, tablets e acessórios e, asseguram, está pronta para conquistar... Ler mais

O presente do Baselworld com o futuro em definição

Na Suíça, o céu nublado e o clima frio não são uma novidade para quem se desloca a este país nos três primeiros meses de qualquer ano.

Novos Astron da Seiko: tecnologia "movida" pelo Sol

A Seiko acaba de lançar três novos modelos no mercado nacional. A bem sucedida gama Astron está mais rica com estes lançamentos. Vejamos: Menos é... Ler mais

Lexus CT 200h Urban Edition

É o mais pequeno dos Lexus; mantém o estilo depurado e dinâmico que caracteriza a marca; e pisca o olho às condutoras femininas que pretendam um... Ler mais

Casio Edifice e smartphones  - hora certa em todo o mundo

Ter o seu relógio certo em mais de 300 cidades do Mundo, já é possível graças ao novo relógio apresentado pela Edifice.