Chronos do Tempo

O mundo dos relógios e jóias
Os melhores relógios de 2015
10/Fev/2016
Os melhores relógios de 2015

Conhece os relógios que mais se destacaram em 2015? O que distingue um Montblanc Heritage Chronometrie Vasco da Gama, o Lange & Söhne Zeitwerk Minute Repeater, um Patek Philippe Calatrava Pilot Travel Time Ref. 5524, o Rolex Yacht-Master, um Zenith Academy Georges Favre-Jacot, o Cartier Ballon Bleu Serti Vibrant, um Bell & Ross BR-X1 Carbone Forgé, o Frederique Constant Horological Smartwatch, um Seiko Astron GPS Solar Dual Time ou o Casio G-SHOCK Mudmaster GWG-1000 para se destacarem entre toda a concorrência?


 


Montblanc Heritage Chronometrie Vasco da Gama - Não é vulgar uma marca relojoeira homenagear um nome português e, mais raro ainda, baptizar uma gama de produtos com o seu nome. A Montblanc não hesitou em prestar homenagem ao navegador Vasco da Gama, criando para o efeito uma linha de relógios onde nada falta; do mais simples ao mais complicado, do mais “acessível” Dual Time até ao exclusivo Montblanc Collection Villeret Tourbillon Cylindrique Geosphères Vasco da Gama ref. 111675, a custar mais de 250 mil euros, sem esquecer as séries limitadas e numeradas. E assim, o nome de Portugal e de Vasco da Gama anda nos pulsos de todo o planeta.    


 


Lange & Söhne Zeitwerk Minute Repeater – Mesmo sem o “swiss made” no mostrador, os relógios da A. Lange & Sohne são do melhor que a indústria relojoeira produz nos dias que correm. O Lange & Söhne Zeitwerk Minute Repeater, tem apenas um inconveniente: os mais de 440 mil euros que custa. Mas a complexidade técnica necessária à produção de uma máquina do tempo como esta, e arte de saber fazer tem os seus custos…     


 


Patek Philippe Calatrava Pilot Travel Time Ref. 5524 – Foi um dos lançamentos mais polémicos do último Salão de Basileia, o Pilot Calatrava Travel Time da Patek Philippe “chocou” os seus clientes mais convencionais e deu azo a muitas críticas pelo seu estilo pouco condizente com a estética da marca. Outros, não se cansaram de reclamar a cópia descarada de outros produtos “Pilot” bem conhecidos de outras marcas relojoeiras. Agradecem os clientes da marca, especialmente os de uma faixa etária mais jovem que assim têm à disposição na marca um produto actual e com o selo de qualidade da Patek Philippe. O preço (cerca de 47 mil euros) do Patek Philippe Calatrava Pilot Travel Time Ref. 5524 diferencia-o bem de toda a “concorrência”…  


 


Rolex Yacht-Master – A prova de que algo bem nascido perdura de forma indelével é mais uma versão da gama Oyster da Rolex. Amado e ambicionado por uns, odiado por outros, o Oyster da Rolex continua um caso sério de popularidade e – goste-se ou não – uma máquina do tempo em que a fiabilidade é um dos seus mais fortes atributos. Os novos Rolex Yacht-Master (268655) estão disponíveis a partir dos 20 mil euros.


 


Zenith Academy Georges Favre-Jacot – Celebrar 130 anos de existência da Zenith provocou a produção de alguns dos mais belos relógios da marca. O Zenith Academy Georges Favre-Jacot não é apenas uma “manifestação” do saber fazer da Zenith, é também uma afirmação de bom gosto e de concepção de um produto em que a relação complicação/qualidade/preço estão equilibrados. Por cerca de 80 mil euros, o Zenith Academy Georges Favre-Jacot é um relógio de colecção indispensável para qualquer colecionador e marcou esta bela data da aniversariante Zenith.


 


Cartier Ballon Bleu Serti Vibrant – A conceber e produzir relógios femininos, a Cartier é sempre uma referência. Em 2015 resolveu surpreender tudo e todos com o Cartier Ballon Bleu Serti Vibrant, um “vibrante” relógio de cerca de 240 mil euros, produzido numa edição limitada e numerada de 20 peças e que não deixa ninguém indiferente. Entre os 950 brilhantes que decoram este relógio, estão os “irrequietos” diamantes que cobrem o mostrador. Ao mais pequeno movimento, estes agitam-se provocando um efeito fantástico. Nem dá para reparar que é produzido em ouro branco e está “carregado” de diamantes. Os olhos não saem do mostrador…


 


Bell & Ross BR-X1 Carbone Forgé – Modernizar uma gama de produtos não é fácil e, renová-la com um produto futurista é um desafio que a Bell & Ross venceu com o Bell & Ross BR-X1 Carbone Forgé, um relógio que faltava na gama BR01 (que celebrou 10 de existência em 2015) e que assim cobre um segmento de preço (dos cerca de 19 mil euros) onde não tinha opções disponíveis. A modernidade do carbono faz do Bell & Ross BR-X1 Carbone Forgé um relógio que se distingue claramente de todos os seus outros irmãos BR01 e marca a forma como a marca olha para o futuro.


 


Frederique Constant Horological Smartwatch – Numa altura em que tanto se fala de “smartwatches”, a Frederique Constant inovou ao apresentar o seu Horogical Smartwatch, um relógio que, no pulso, é um perfeito “swiss made” sem qualquer vestígio de electrónica e, no bolso (no seu smartphone) tem as funções de um “smartwatch”. É certo que não é possível fazer ou atender chamadas através dele ou receber notificações de recepção de emails, mas as funções vitais do seu dia são todas registadas por via deste relógio e da sua aplicação instalada no seu “smartwatch”. Pelo arrojo e atitude inovadora, o Frederique Constant Horological Smartwatch (cerca de 900 euros) destacou-se dos seus concorrentes “swiss made”.  


 


Seiko Astron GPS Solar Dual Time – Tecnicamente falando é difícil igualar o vanguardismo técnico da Seiko, marca que tem feito um percurso notável no seu reposicionamento no sector relojoeiro. Longe vão os tempos em que um Seiko era olhado como um produto baratinho e produzido aos milhões. Hoje a marca nipónica produz alguns dos relógios tecnicamente mais avançados do Mundo e disponíveis a preços “acessíveis”. O Seiko Astron GPS Solar Dual Time é um belo exemplo do que a Seiko é capaz de produzir; um dos relógios tecnologicamente mais avançados do planeta. Disponível por cerca de 2.200 euros.  


 


Casio G-SHOCK Mudmaster GWG-1000 – Outro exemplo de um notável percurso de reposicionamento de marca através de um produto que virou moda em pouco por todo o mundo e nos Estado Unidos em particular. A gama G-Shock há mais de 30 anos que impressiona pela sua robustez e imagem inconfundível e continua a surpreender, desta feita com o Casio G-SHOCK Mudmaster GWG-1000 (disponível por cerca de 700 euros) para “lutas” na lama… ou actividades radicais.


Montblanc Collection Villeret Tourbillon Cylindrique Geosphères Vasco da Gama ref. 111675
Lange & Söhne Zeitwerk Minute Repeater
Patek Philippe Calatrava Pilot Travel Time Ref. 5524
Rolex Yacht-Master
Zenith Academy Georges Favre-Jacot
Cartier Ballon Bleu Serti Vibrant
Bell & Ross BR-X1 Carbone Forgé
Frederique Constant Horological Smartwatch
Seiko Astron GPS Solar Dual Time
Casio G-SHOCK Mudmaster GWG-1000
Esquadra 501 com edição especial Fortis

Chama-se “Aviatis Aeromaster Professional Esq.

Richard Mille RM 70-01 - A pensar no ciclismo e em Alain Prost

O novo Richard Mille RM 70-01 é uma edição limitada de 30 peças desenvolvida em estreita colaboração com o... Ler mais

O Português, em versão azul

A IWC acaba de apresentar dois dos seus mais populares modelos O Português com caixa de aço inoxidável e mostrador... Ler mais

BR-X1 R.S.17 Only Watch - Um Bell & Ross único

A Bell & Ross criou o BR-X1 R.S.17 Only Watch, modelo único inspirado na Fórmula 1 para leilão solidário.

Novos Astron da Seiko: tecnologia "movida" pelo Sol

A Seiko acaba de lançar três novos modelos no mercado nacional. A bem sucedida gama Astron está mais rica com estes... Ler mais

Historiques American 1921

A colecção Historiques, dedicada aos arquétipos criativos de Vacheron Constantin, salienta a riqueza do património... Ler mais

mSign é assinatura digital na Samsung

A Multicert desenvolveu para a Samsung disponibilizar nos seus Galaxy S8, S8+ e Note 8, uma nova forma de assinar legalmente os seus documentos;... Ler mais

A Casio e os 35 anos do G-Shock

É só em Abril do próximo ano, mas a Casio já está a pensar na comemoração dos 35 anos de existência de um dos seus modelos mais populares: o G-... Ler mais

Esquadra 501 com edição especial Fortis

Chama-se “Aviatis Aeromaster Professional Esq.

Kit de Natal do Rock In Rio 2018 com Bruno Mars

O Rock In Rio 2018 vai contar com Bruno Mars para fechar o programa do dia 24 de Junho, e o bilhete para este espetáculo está incluído no Kit de... Ler mais