Chronos do Tempo

O mundo dos relógios e jóias
Os desconhecidos e estranhos "factos" sobre relógios usados (part II)
29/Jan/2014

Em 2003, o genial relojoeiro Vianney Halter foi contractado para fazer o relógio mais complexo do Mundo. Harry Winston ainda não era famoso no mundo dos relógios. O plano era contractar um relojoeiro famoso para criar um relógio único todos os anos…chamado Opus.

O Opus 1 e o Opus 2 falharam. Falharam miseravelmente.

Mas tão miseravelmente que o patrão, em pessoa, veio à Suíça escolher um relojoeiro com o Max Busser. O Opus 3 não pode falhar.

Depois de ter visto o atelier de Vianney em St. Croix, e ter passado lá um mês, não tive dúvidas que SÓ Vianney Halter era louco o suficiente para isto.

Missão: fazer um relógio que nunca foi feito. Tão complexo que mais ninguém se atreveria a copiá-lo.

Em 2003, quando Vianney mostrou esta ideia a todos na Baselworld 2003, todos os relojoeiros e engenheiros mais respeitados disseram que o Opus 3 era IMPOSSÍVEL de fazer!

Resumindo, o Opus 3 era o mesmo que fazer dois grand sonnerie mais um triplo split chronograph tudo num! Cada peça do Opus 3 foi feita à mão! 100 relógios!!!

A um preço espantoso de $180,000 USD em 2003, era mais caro do que os mais caros (sem diamantes) Patek, Audemars Piguet ou Vacheron Constantin alguma vez feitos.

Hoje em dia $180,000 USD já é barato!!!

De qualquer modo, o relógio era tão especial, só clientes seleccionados podiam comprá-lo em segredo. Isto será negado, mas eu ouso dizê-lo, é verdade, porque eu estive encarregado de toda a informação a nível da internet. É claro que coloquei o meu próprio nome na lista!!!

Claro que comprei o número 8, o melhor número. E…em platina. E sem diamantes, eu queria uma peça que um dia pudesse ir para um museu.

MAS…os relojoeiros e os engenheiros tinham razão. Entre 2003 e 2007, Vianney desistiu. Um grupo de engenheiros, de um certo grupo muito conhecido, que não nomearei, foi-lhes pago 11 milhões de USD por um período de 3 anos…e eles também desistiram. O Opus 3 foi pronunciado “morto” oficiosamente, mas a nenhum de nós tinha sido devolvido o dinheiro, por isso tínhamos “esperança”.

Em 2009, depois de mais 2 anos, e uma equipa de operações especiais da Renaud e Papi, como nos filmes de espiões, resolveram os cálculos. O Opus 3 começou a ser entregue!!!

Eu já não estava com a Harry Winston, e o Max Busser também tinha saído. Eu recebi o meu Opus 3 de platina, número 8, por apenas $180,000 USD!

A Harry Winston fez jus à sua promessa. Ouvi rumores de que o grupo Swatch tinha comprado a Harry Winston. Pior, que os Opus 3 não entregues iam ser mantidos como activos fixos da empresa, e até rumores de que os retalhistas estavam a fazer o mesmo.

O Opus 3 vale, neste momento, cerca de $700,000 USD em qualquer material. Eu sei que este é o preço que actualmente está a ser pedido a Este, na China. Os chineses são ricos, e um povo de antigos e sofisticados coleccionadores de relógios, que sabem o que o Opus 3 vale.  É um Marc Chagall dos tempos modernos! Melhor, não pode ser copiado!!! Peças para o relógio? Já existem impressoras 3D!!!

Tive mais de 7 ofertas acima dos $700,000 USD pelo meu Opus 3 número 8. Mas não vendo. Ponto! Razão: assim como a obra de Marc Chagall, o Opus 3 equivale a vários movimentos artísticos. Venderei, quando o relógio igualar o preço de um Chagall.

Os “especialistas” das leiloeiras podem ir cuchar no dedo. Já possuo a maior parte dos relógios mais importantes feitos pelos “três grandes”. Eu tenho a lição estudada. Comecei a coleccionar em 1975.

(2) Max Busser MB&F Panda Rocket Machine peça única, 2011.

Em 2011, um erro numa chamada telefónica, e a minha licitação para o Panda não foi considerada. Como resultado, há cerca de uma semana, à data que escrevo estas linhas, comprei um Panda pela pechincha de $300,000 USD, metade do que tinha licitado.

Isto está registado na MB&F. Fiz um pedido especial ao Max Busser, que ofereceria o dobro dos $170,000 USD que foi vendido. Não porque sou um generoso doador para instituições de crianças deficientes, ou porque sou médico. Mas porque sou um “tubarão”.

O MB&F Panda porque, pela primeira vez, um relojoeiro sério aprendeu a fazer uma brincadeira! O MB&F Panda é o encontro entre a China e a Suíça, em território neutro.

O MB&F Panda é máquina versus manufactura. O MB&F Panda é um relógio que é SÓ arte, e menos engenharia na superfície, mas na realidade é o oposto. O MB&F Panda é uma “caixa de música” do século dezoito, que pode durar para sempre. O MB&F Panda é ÚNICO em todo o Mundo, e está MUITO bem documentado.

Eu fiz quase todo o meu património líquido a adquirir relógios raros. Mas, acreditem ou não, apenas vendi UM lote de cerca de 330 relógios, da mesma marca, repartido por 3 leiloeiras, sob um pseudónimo. A maior parte dos compradores já sabem qual é, e é por isso que declaro publicamente que não o vou usar mais. De hoje em diante, quando vender qualquer relógio, usarei "Dr. Bernard Cheong" como o dono.

Agora percebem porque escrevi sobre a morgue!

(A não perder as novas sugestões – part III - de Bernard Cheong no próximo número da CHRONOS do tempo)

Para seguir as polémicas opiniões de Bernard Cheong, consulte:

http://bernardcheong.com/

http://bernardatdermawan.blogspot.pt/

Bernard Cheong é um colecionador de renome mundial relógio e e amante da alta relojoaria; médico e CEO, e sócio da Lifeline Medical Group, em Singapura.
29/Abr/2014

Os desconhecidos e estranhos "factos" sobre relógios usados e não só. A minha estratégia/opção a coleccionar e a comprar relógios passa por alguma regras que sigo religiosamente, a saber: A GRANDE questão não é quanto ganhei, mas como é que... Ler mais

29/Jan/2014

Se há uma sala de aula que muda a sua perspectiva da vida, será a de medicina legal. Trabalhei nas urgências e na ala dos acidentes graves em 1983, e 2 anos também no serviço militar.A morte é o “objectivo” mais seguro que você irá alcançar na... Ler mais

mSign é assinatura digital na Samsung

A Multicert desenvolveu para a Samsung disponibilizar nos seus Galaxy S8, S8+ e Note 8, uma nova forma de assinar legalmente os seus documentos;... Ler mais

A Casio e os 35 anos do G-Shock

É só em Abril do próximo ano, mas a Casio já está a pensar na comemoração dos 35 anos de existência de um dos seus modelos mais populares: o G-... Ler mais

Esquadra 501 com edição especial Fortis

Chama-se “Aviatis Aeromaster Professional Esq.

Kit de Natal do Rock In Rio 2018 com Bruno Mars

O Rock In Rio 2018 vai contar com Bruno Mars para fechar o programa do dia 24 de Junho, e o bilhete para este espetáculo está incluído no Kit de... Ler mais